segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cinema- Oscar 2011


Muito prazer, a partir de hoje estarei contribuindo ao blogger preto e branco a convite do amigo Wesley Almeida. Começarei falando um pouco sobre o acontecimento anual mais esperado no mundo do cinema. A entrega do Oscar, dado pela Academia de artes e ciências cinematográficas em Hollywood desde o ano de 1929, sendo assim encontra-se na sua 83º edição. Para quem faz parte do mundo do cinema o Oscar é considerado o prêmio de maior prestígio e reconhecimento por um trabalho, e premia os profissionais nas mais diversas categorias.

Esse ano como não poderia ser diferente a disputa pelo cobiçado prêmio foi acirrada, e quem acabou levando o principal prêmio foi o filme que conta a dificuldade encontrada pelo rei George VI em conviver com sua disfemia e em discursar em público: O discurso do rei, que acabou arrematando 4 Oscars, embora fosse considerado favorito, outro filme que estava duro no páreo era o americano: A rede social, que conta a história da criação do facebook, do diretor David Fincher. A tensão e o suspense se fizeram presentes principalmente nos momentos finais da cerimônia, onde ficou a dúvida de quem levaria o Oscar de Melhor Filme. Em premiações anteriores, o Discurso do Rei tinha levado um BAFTA ( considerado o Oscar britânico) e a Rede Social tinha sido consagrado com o Globo de Ouro de Melhor filme dramático. E o suspense chegou ao fim, quando o favoritismo do Discurso do Rei foi confirmado como o Melhor Filme, pelo diretor premiado com o Oscar de Melhor diretor em 2007, Martin Scorsese .

A Origem foi reconhecido pela Academia com 4 Oscars técnicos: Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhores Efeitos Especiais. Um filme que particularmente me surpreendeu pela ausência de prêmios foi o americano Bravura Indômita, que obteve 10 indicações ao Oscar e saiu da premiação sem nenhum Oscar.

Embora quisessem dar um tom de jovialidade a cerimônia com os apresentadores James Franco (indicado ao prêmio de Melhor Ator, por 127 horas) e Anne Hathaway (indicada ao prêmio de Melhor Atriz em 2009, pelo filme O casamento de Rachel), pareceu-me por instantes que James Franco queria estar em todos os lugares do mundo menos no palco da cerimônia, com o nervosismo nitidamente visível, o co- apresentador acabou entregando todo o destaque da cerimônia à colega Anne Hathaway, que trocou de vestido várias vezes durante a cerimônia.

Quanto às demais premiações, não tiveram presentes grandes surpresas, como por exemplo o Melhor filme de animação para Toy Story 3 e Melhor Ator e Atriz Coadjuvante para os colegas do filme “O Vencedor”, Christian Bale e Melissa Leo, respectivamente.

Quanto ao Melhor documentário, tive esperanças até o último instante de que o impactante “Lixo Extraordinário”, uma co-produção Brasil/ Inglaterra, levasse o Oscar, mas quem confirmou o favoritismo foi o americano “Trabalho Interno”.

Agora, com fim de mais essa cerimônia , devemos começar a ficar de olho nos grandes lançamentos em 2011 e ir apontando os possíveis indicados à 84º edição do grandioso Oscar.

Confira abaixo os vencedores do Oscar 2011:

Melhor fime: "O Discurso do Rei"

Melhor diretor: Tom Hooper, por "O Discurso do Rei"
Melhor ator: Colin Firth, por "O Discurso do Rei"
Melhor atriz: Natalie Portman, por "Cisne Negro"
Melhor ator coadjuvante: Christian Bale, por "O Vencedor"
Melhor atriz coadjuvante: Melissa Leo, por "O Vencedor"
Melhor roteiro original: "O Discurso do Rei"
Melhor roteiro adaptado: "A Rede Social"
Melhor filme estrangeiro: "Em Um Mundo Melhor", Dinamarca
Melhor trilha sonora: "A Rede Social"
Melhor canção original: "Toy Story 3", com "We Belong Together"
Melhor fotografia: "A Origem"
Melhor montagem: "A Rede Social"
Melhor direção de arte: "Alice no País das Maravilhas"
Melhor figurino: "Alice no País das Maravilhas"
Melhores efeitos especiais: "A Origem"
Melhor animação em longa-metragem: "Toy Story 3"
Melhor animação em curta-metragem: "The Lost Thing"
Melhor mixagem de som: "A Origem"
Melhor edição de som: "A Origem"
Melhor maquiagem: "O Lobisomem"
Melhor curta-metragem: "God of Love"
Melhor documentário em curta-metragem: "Strangers No More"
Melhor documentário: "Trabalho Interno"

Nenhum comentário:

Postar um comentário